Escaladas.com.br

Até o momento, temos 8.715 vias cadastradas em 1612 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados da Via Rio Grande do Norte > Sítio Novo > Pedra de São Pedro > Via Chaminé 500 ml

Ampliar imagem Via Chaminé 500 ml
Traçado com as linhas das vias.
Ampliar imagem Via Chaminé 500 ml
Bizu da trilha (partindo da base da via Cavalo de Tróia).
Via Chaminé 500 ml Imprimir informações da via
6º VIsup D2 E2
Cadastrada por: Julio Fernandes Pimentel, em 30-07-2023 às 22:48
Alterada por: Luciano Bender, em 31-07-2023 às 15:07
Modalidade: tradicional
Tipo de via: principal
Face: sul
Tipo de escalada predominante: agarras e aderência
Extensão: 150 metros
Descrição: Escaladão de aventura!
Apesar do nome, o trecho de "chaminé" mesmo está concentrado apenas na segunda enfiada. No restante, ela tem de tudo um pouco: diedro, fendas de mão/punho/offwidth, agarras e agarrência.

1ª enfiada: enfiada mais dura, inicia com um trepa-bloco fácil para acessar o diedro fendado à esquerda bem vertical, onde começa a brincadeira de verdade. Entalamento de mão e pé obrigatório (luvinha de fenda é muito bem-vinda), com uma ou outra negociada nas agarrinhas da parede mais à direita. P1 móvel (Camalots #4 e #5) em um "platô" meio estreito, semi claustrofóbico, na base do trecho de chaminé. Obs.: é possível fazer a via com apenas um Camalot #4, deixando a P1 com apenas um #4 e um #5 (se achar conveniente fazer um backup para as peças, basta continuar escalando até a primeira chapa da chaminé e voltar para a parada).

2ª enfiada: chaminé estreita no início, que vai abrindo e aliviando à medida que se sobe. Início protegido com chapeletas e, depois, laçando-se dois blocos entalados para, finalmente, utilizarem-se umas peças pequenas para fazer a virada até o confortável platô da P2 (parada mista, com uma chapa e backup com Camalot médio).

3ª enfiada: inicia em uma fenda de mão que vai alargando para punho até virar um offwidth. Vai levando o Camalot #5 até onde dá, para depois sair em agarras protegido por 2 chapeletas até a P3 (parada dupla). Até a P3 se escala bem protegido do sol, praticamente "dentro de um buraco".

4ª enfiada: daí para cima a parede perde inclinação e a escalada fica mais de boa. A proteção segue alternando entre chapeletas e móvel até chegar à P4 (parada dupla).

5ª enfiada: rampão tranquilo em diagonal para esquerda até chegar a uns blocos no cume. Daí é só se prender de alguma forma e chamar o parceiro.

Descida: chegando ao cume, basta seguir a trilha que desce a crista da montanha pela esquerda.

Rapel: possível com uma corda (melhor 70 m). No entanto, há necessidade de abandono de material em chapeletas.
Equipamento mínimo necessário:
  • Camalots #0.3 ao #5 (repetidos #0.75 ao #3)
  • Opcional: #4 repetido para a P1
Data da conquista: 01/2014
Conquistadores (em ordem alfabética):
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Encontrou algo errado? Clique aqui

Outras vias cadastradas neste local